terça-feira, 22 de março de 2011

Obesidade Infantil...


Hoje vou falar um pouco de obesidade infantil, que é um assunto muito sério!

Ver os netos gordinhos era a alegria dos pais do passado. Criança rechonchuda era sinônimo de criança saudável.

 De certa forma, havia lógica . Numa época em que não existiam antibióticos,e as crianças resistiam melhor as infecções.
Hoje, a obesidade infantil transformou-se num problema muito sério de saúde, numa epidemia que se vem alastrando e já atinge parte da população infantil.
As causas são muitas, mas pesam os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e  as horas passadas em frente da televisão ou jogando videogame
.


A preocupação não é só com a estética. Muitas crianças com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, são descriminadas pelos companheiros e alvo de brincadeiras de mau gosto.


O controle da obesidade infantil começa em casa, com refeições balanceadas, estímulo à atividade física e mudança dos hábitos alimentares .
As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida,mas nem sempre é verdade, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.


A ansiedade também é um grande fato a ser obsrevado, porque não são apenas os adultos que sofrem de ansiedade provocados pelo stress do dia a dia.
 Os jovens também são alvos deste sintoma, causados, por exemplo, por preocupações em semanas de prova na escola , entre outros. A ansiedade os faz comer mais.

 Os psiquiatras afirmam que por trás de um obeso sempre poderá existir um problema psicológico, agravando-se devido o preconceito da sociedade, que exclui os gordinhos de várias brincadeiras devido a sua situação.
 Isso só leva a criança ou adolescente a piorar porque quase sempre são tímidas e sentem-se envergonhadas, acabam se isolando e fazendo da alimentação uma “fuga” da realidade, isto é, quanto mais rejeitado, mais ansiosos mais comem.  

  
Mas também pode ser fatores hormonais, por isso pais e familiares devem ficar atentos e levar seu filho fazer uma consulta médica , para ver qual é o problema e fazer um tratamento, se for o caso!!!


Bjos
                  Joice









5 comentários:

  1. Por uma vida mais saudavel! RS.
    Beijos, beijos,
    http://www.anasilviadiniz.com/

    ResponderExcluir
  2. A PÉSSIMA ALIMENTAÇÃO+ SEDENTARISMO SÃO COM CERTEZA UM PROBLEMA GRAVE.
    GOSTEI BASTANTE.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. ei gostei das informações, + o texto poderia ser mais completo!
    msm assim esta de parabéns!
    beijinhos colloridos flor

    ResponderExcluir
  4. bem interessante, pode deixar que seguirei! um beijo

    livreelouca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Desde já agradecendo pelos comentários!!! Doces Bjos amore...